Perguntas e Resposta sobre as Versões Turbo

By: Andreano Lanusse

Abstract: Frequentes perguntas (e resposta) sobre for Turbo Delphi, Turbo Delphi para .NET, Turbo C++ e Turbo C#

    Perguntas Gerais

    Que novos produtos foram anunciados pelo “Borland Developer Tools Group”?

O novo grupo de produtos que foram anunciado são: “Turbo™ Delphi®”, “Turbo Delphi para .NET”, “Turbo C++” e “Turbo C#”. Para cada um dos produtos existem duas edições, a edição Explorer e a Professional.

    A quem se destina estes novos produtos?

O Turbo Explorer é uma solução para estudantes, apaixonados e programadores não profissionais (iniciantes) que desejam começar rapidamente a desenvolver aplicações Windows e .NET nas linguaguens C++, C# e Delphi. A versões Turbo Professional são para aficionados e profissionais que desejam desenvolver programas para Windows e .NET com mais recursos e mais facilidade de uso.

    Por que a Borland lançou os Turbos?

“Developer Tools Group” lançou os produtos Turbo como parte do compromisso a longo prazo com o mercado de desenvolvedores.

    Quais são as diferenças entre Turbo Professional e Borland Developer Studio (BDS) Professional?

A edição Turbo Professional é uma solução de somente uma linguagem e uma plataforma, sendo indicada para desenvolvedores aficionados, a quem desenvolve parte do tempo e profissionais autonômos. O “Borland Developer Studio” (BDS) é um ambiente de programação multi-linguagem e multi-plataforma que suporta as linguagens C++, C# e Delphi para desenvolvimento tanto de aplicações nativas Windows como para Windows .NET.

    Haverá uma versão Turbo Enterprise o Turbo Architect?

As edições “Enterprise” e “Architect” são oferecidas em nossa linha multi-linguagem no “Borland Developer Studio”. Atualmente não temos planos de oferecer níveis “Enterprise” e “Architect” para as linguagens individuais Turbo.

    Pode usar a versão Turbo Explorer para aplicações comerciais?

Sim. A edição Explorer pode ser usada para desenvolvimento de aplicações tanto de uso pessoal como comercial.

    Existe upgrade para os atuais clientes comprarem os produtos Turbo?

As versões Turbo Professional formam uma nova linha de produtos com preços especialmente pensados para desenvolvedores autonomos e novos programadores. Os preços de atualização estarão disponíveis para futuras versões. Os usuários de Turbo Explorer podem adquirir a edição Turbo Professional e atualizar sua versão de Turbo Explorer para versão Professional usando as chaves de sua licença.

    Quais as diferenças entre as versões Turbo e Professional?

A principal diferença é que a edição Explorer inclui um pacote fixo de mais de 200 componentes para o desenvolvimento de diversos tipos de aplicação, limitado apenas pela imaginação. As edições Professional inclui alguns componentes adicionais, mas o mais importante é que a edição Professional permite customizar os componentes já incluídos, criar seus próprios componentes do zero e ainda adicionar qualquer um dos milhares de componentes de terceiros existentes. A edição Professional também permite utilizar as centenas de extensões (“plug-ins”) disponíveis por terceiros para extender a capacidade de desenvolvimento do IDE.

Explorer

Professional

Componentes

Centenas de componentes incluídos.

Não é possível instalar componentes adicionais.

Todos os componentes do Explorer

InterBase Express, Indy, IntraWeb e componentes adicionais de exemplo.

Permite instalar componentes adicionais.

Software adicional

InterBase – versão para desenvolvedor

InterBase – versão para desenvolvedor

Rave Reports

Debugger Remoto

Turbo C++ especifico

Funcionalidade ActiveX/COM limitada.

Funcionalidade Servidor ActiveX/COM expandida.

    Como posso começar com os Turbos?

As edições Turbo Explorer estarão disponíveis para download como também em revistas e CDs publicitários a partir de 5 de Setembro de 2006. As edições Turbo Professional estarão disponíveis em qualquer um dos distribuidores do Borland Developer Tools Group e no site Web a partir de 5 de Setembro de 2006.

    Posso ajudar de alguma maneira a promover os novos produtos Turbo?

Absolutamente. Visitando os sites onde os não programadores acessem, escrevendo artigos ou blogs sobre programação e desenvolvedores iniciantes, jovens, científicos, etc. Difundindo a mensagem em colégios, escolas, faculdades, universidades de informática, criando seus próprios vídeos e disponibilizá-los no YouTube e outros provedores de vídeo na Web, gravando CDs que contem a instalação de Turbo Explorer e entregá-los aos grupos de desenvolvedores e usuários da região onde você mora.

    Quando estarão disponíveis os produtos Turbo?

Os produtos estarão disponíveis para aquisição a partir de 5 de Setembro de 2006.

    Perguntas Técnicas

    Posso instalar mais de um Turbo na mesma máquina?

É possível instalar somente um produto Turbo em uma máquina ou máquina virtual, além disso os produtos Turbo não podem ser instalados em máquina que já tenham o Borland Developer Studio instalado.

    Posso atualizar meus projetos Delphi, C++Builder® e C#Builder® no Turbo Professional?

Sim, com a edição Turbo Professional adequada se pode abrir e usar as aplicações C++, C# e Delphi, Delphi para.NET criadas com BDS 2006 anteriormente, incluindo aplicações criadas com C++Builder e Delphi.

    Posso usar os componentes e controle VCL para VCL Delphi e C++Builder?

Sim, as edições Turbo Professional são compatíveis com os componentes, controles personalizados e wizards criados para BDS 2006, incluindo os oferecidos por terceiros.

As edições Turbo Explorer não podem usar componentes e plug-ins de terceiros.

    A biblioteca de componentes VCL foi incluída?

Sim. Todos os componentes VCL disponíveis no BDS Professional estão disponíveis para todos os produtos Turbo Explorer (exceto para Turbo C#).

    Os códigos fontes da biblioteca VCL foram incluídos?

Sim. Todo o acesso ao código fontes da biblioteca VCL está disponível, está é uma fabulosa ferramenta educacional para entender como usar a VCL.

    O componente TClientDataSet foi incluído?

Sim.

    Foi incluído o ECO™?

Sim. O mesmo nível de funcionalidade do ECO no BDS Professional faz parte do Turbo Delphi para .NET e as edições Explorer e Professional do Turbo C#, com persistência em arquivos XML. ECO precisa do “.NET Framework” e por isso não está disponível nos produtos Turbo para Win32®.

    A funcionalidade de diagramação UML foi incluída?

Sim. A funcionalidade de diagramação UML faz parte das edições Turbo Explorer e Turbo Professional para Delphi, Delphi para.NET e C#. Atualmente a funcionalidade de diagramação UML não está inclusa em nenhum dos produtos C+ +, mas está planejado incorporar em futuras versões.

    Posso desenvolver aplicações comerciais com as edições gratuitas do Turbo Explorer?

Sim. Não há nenhuma restrição na licença em nenhuma das edições Turbo.

    Os produtos Turbo incluem as atualizações e “hot fixes”?

Sim. As edições Turbo Explorer e Professional estão baseadas no “Update 2” do BDS 2006 e nos vários “hot-fixes” diferentes (com pequenas atualizações adicionais).

    Posso compilar código Delphi com a versão C++ do Turbo Explorer?

Sim – Turbo C++ Explorer e Professional tem a mesma capacidade que C++Builder e BDS 2006 Professional.

    Os futuros pacotes de atualizações e “hot fixes” serão compatíveis com todas as versões Turbo?

Sim. Como os produtos Turbo e BDS são compatíveis na forma binária, os hot-fixes e atualizações para BDS serão compatíveis com todas as versões dos produtos Turbo.

    As futuras versões de BDS terão suas versões correspondentes ao Turbo?

Sim. As edições Turbo são o ponto de entrada para cliente que precisam de soluções para desenvolvimento em apenas uma linguagem.

    A versão Turbo Delphi (para Win32) precisa ter o .NET Framework instalado?

Sim. Várias funcionalidades do IDE se baseam em código gerenciado que requerem a instalação do “.NET Framework”. No entanto, as aplicações criadas com Turbo Delphi (para Win32) não necessitam do .NET Framework para sua execução.

    Está incluso o compilador para linha de comando com as edições Turbo Explorer?

Não. O compilador de linha de comando somente é distribuido para os usuários registrados das edições Turbo Professional via download.

    O cliente do “Quality Central” está disponível para os Turbos?

Sim. Informações de erros e solicitação de novas funcionalidades seguirão sendo acessadas pelos projetos do QualityCentral (qc.borland.com) para Delphi, Delphi.NET, C#Builder o C++Builder.

    O que aconteceu com o Turbo Assembler?

Turbo Assembler está incluso nas versões Turbo Delphi e Turbo C++.

Sobre a Borland

Fundada em 1983, a Borland Software Corporation (NASDAQ: BORL) é líder mundial em soluções independentes de plataforma para a criação otimizada de software. A empresa fornece softwares e serviços que alinham as equipes, a tecnologia e os processos necessários para maximizar o valor do software para o negócio. O site da companhia no Brasil é: http://www.borland.com.br.

Borland, Turbo, Delphi, C#Builder, C++Builder and all other Borland brand and product names are service marks, trademarks or registered trademarks of Borland Software Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. Microsoft, Windows, Win32 and all other Microsoft brand and product names are service marks, trademarks or registered trademarks of Microsoft Corporation or its subsidiaries in the United States and other countries. All other marks are the property of their respective owners.

Safe Harbor Statement

This release contains “forward-looking statements” as defined under the U.S. Federal Securities Laws, including the Private Securities Litigation Reform Act of 1995 and is subject to the safe harbors created by such laws. Forward-looking statements may relate to, but are not limited to, the expected release dates, pricing, benefits and features available in Borland products, including, but not limited to, Borland Turbo products. Such forward-looking statements are based on current expectations that involve a number of uncertainties and risks that may cause actual events or results to differ materially. Factors that could cause actual events or results to differ materially include, among others, the following: rapid technological change that can adversely affect the demand for Borland products, shifts in customer demand, shifts in strategic relationships, delays in Borland’s ability to deliver its products and services, software errors or announcements by competitors. These and other risks may be detailed from time to time in Borland periodic reports filed with the Securities and Exchange Commission, including, but not limited to, its latest Annual Report on Form 10-K and its latest Quarterly Report on Form 10-Q, copies of which may be obtained from www.sec.gov. Borland is under no obligation to (and expressly disclaims any such obligation to) update or alter its forward-looking statements whether as a result of new information, future events or otherwise. Information contained in our website is not incorporated by reference in, or made part of this press release.





Server Response from: ETNASC04